Cachorro gripado? O que fazer ?
Com as constantes mudanças do tempo não é só o ser humano que sofre com as terríveis doenças infecciosas; é bem comum o aparecimento da gripe canina .
A traqueobronquite infecciosa canina ou gripe canina e uma enfermidade de cães que ataca o sistema respiratório, caracterizada por tosse curta e repetida, que pode durar de vários dias até semanas.
Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias.
É altamente contagiosa e a transmissão ocorre através do ar, através do contato com gotas eliminadas na tosse e espirro de animais contaminados.
Na sua forma mais comum, caracteriza-se por tosse seca e repetida geralmente é acompanhado por movimentos de esforço de vômito e esse esforço pode levar de fato a vomitar
Os sintomas podem ser confundidos com engasgo pelo proprietário.
Se não tratada adequadamente o quadro irá se agravar, surge muito catarro e sintomas como anorexia, depressão, febre, corrimento nasal e ocular verde , amarelado.
Pode ser fatal.
Os animais mais susceptíveis são os filhotes.
Os adultos se tornam debilitados quando expostos a friagem e chuva, ou ainda submetidos a STRESS como viagens longas, confinamentos, alimentações inadequadas e anemias.
Uma ótima forma de reduzir o risco de que seus animais adquiram a gripe canina é através da vacinação, onde na 1ª vez são necessárias 2 doses com intervalo de 30 dias e depois passa a ser 1 dose anual.