Dicas

Como ser um Médico Veterinário?

Para ser um médico veterinário é preciso amar e respeitar os animais e também, amar medicina e toda a tecnologia nela contida. Muitos ou eu diria ,a maioria dos procedimentos em animais provocam algum tipo de dor, desde uma limpeza nos condutos auditivos com infecção ou uma simples vacina .Para se tornar um Médico ser um Veterinário é necessário saber lidar bem com uma série de outras questões a seguir:

Precisamos ser fortes emocional e psicologicamente para acompanhar procedimentos cirúrgicos ou frente a sangue e outros materiais biológicos (urina, fezes, vômito, pus, etc).

Ter a capacidade , coragem e técnica para lidar com animais agressivos e ou assustados, porque mordidas e arranhões são a única maneira que o animal tem de dizer : está doendo ! Não quero ! Dá pra parar !

Outro desafio é saber lidar bem com a morte e o fracasso , precisamos entender que médicos não são deuses e que há quadros clínicos irreversíveis independente do tratamento instituído. Nestes casos, a única conduta possível é amenizar a dor e sofrimento dos animais com tratamentos de suporte ou até mesmo a eutanásia.

Um dos pontos mais importantes é lidar com a dor e o sofrimento animal sem perder a capacidade de raciocinar. Algumas profissionais se apaixonam tanto pelo paciente, que não conseguem clinicar e perdem a capacidade de tomar decisões e atitudes; porém  Respeito e carinho deve ser a premissa para clinicar.

Quem escolher a Medicina Veterinária porque não gosta e/ou não tem habilidade de lidar com pessoas comete um grande erro, pois esquece que nenhum animal chega ao consultório sozinho. Eles estão sempre acompanhados de seus proprietários, os quais são responsáveis por informar todos os dados necessários para que se estabeleça o diagnóstico e tratamento adequados. Deve-se ter em mente que nem todas as pessoas lidam da mesma maneira frente à doença de seus animais, podendo ser hostis, indiferentes ou extremamente emotivos.

O Médico Veterinário precisa estar preparado para enfrentar estas situações mesmo que não concorde com a atitude do proprietário

A carga horária de um curso dura de 4 a 5 anos, é suficiente para a aquisição de todo o conhecimento teórico e prático para tratar diversas espécies animais; porém a partir da área que você deseja seguir iniciar o aprofundamento do conhecimento como residências, especializações e congressos .As atualizações são necessárias para acompanhar as inovações e descobertas constantes na área da saúde.

Boa sorte e muito sucesso na carreira que me realizo todos os dias!